Logo Sinerggia Espaço de Saúde Compartilhado, coworking da saúde, juntos somos melhores, coworking, bem estar, espaço coworking, colaboração
Padronagem.png

Psiquiatria

 

O sofrimento humano, em suas diversas formas e apresentações, deve sempre ser visto  e escutado em sua indiscutível complexidade. A Psiquiatria é a especialidade da medicina que se ocupa deste campo da experiência humana. No entanto, no ímpeto de se afirmar como especialidade médica e buscar legitimidade científica acabou por se distanciar do fenômeno vivido deste sofrimento, reduzindo-o a um agregado de sinais e sintomas desconectados do contexto no qual emergem. Assistimos nos últimos anos a uma proliferação de transtornos e a uma banalização diagnóstica associadas a um uso indiscriminado de psicotrópicos, fenômeno este conhecido como Medicalização Social.

Podemos observar, como efeitos desta prática reducionista e autoritária, a criação de novos estigmas e rótulos, o congelamento das pessoas nesta identidade do "doente",  a crença desmedida no poder dos remédios como cura do sofrimento humano e resolução de conflitos, a banalização das emoções os quais impedem o processo necessário de auto conhecimento e  bloqueiam a inerente capacidade humana de transformação.

Por outro lado, a Clínica se mostra um campo aberto. Paralelamente a este modo hegemônico do saber dominante, florescem novos modos de fazer e pensar a psiquiatria e o sofrimento, impulsionados por uma proliferação de saberes e práticas complementares e cooperativos entre si. A escolha pelo Sinergia é uma aposta neste sentido. Um espaço de acolhimento das questões que afligem o ser humano em seu pleno desenvolvimento, bem como de cooperação entre profissionais de diversas áreas afins.

Padronagem.png
Dra. Sylvia Ferraz da Cruz Cardim    Graduada em medicina pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/UNESP- Botucatu/SP. Residência em psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, com foco em psiquiatria de base fenomenológica, sob supervisão do Professor Carol Sonnenreich. Psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP. Atuou em serviços públicos e privados de saúde mental durante período que esteve em São Paulo como o CAPS AD "Liberdade de Escolha" e Instituto "A CASA", foi membro do grupo de teatro espontâneo AGRUPPA, sob direção da psicodramatista Milene Feo. Mudou-se em Curitiba em 2010 e desde então participa ativamente da construção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Curitiba, é médica assistente de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Preceptora da Residência de Psiquiatria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Fundação Estatal de Assistência em Saúde (FEAES). É membro da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), núcleo Carrano/PR. Atualmente se dedica ao estudo e pesquisa do Pensamento Sistêmico e realiza formação em Constelações Familiares em Curitiba no Espaço Flor de Liz sob supervisão de Roberta Dias e em São Paulo no Espaço Conexão Sistêmica com a coordenação internacional da ISPAB.; psiquiatra

Dra. Sylvia Ferraz da Cruz Cardim

 

Graduada em medicina pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/UNESP- Botucatu/SP. Residência em psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, com foco em psiquiatria de base fenomenológica, sob supervisão do Professor Carol Sonnenreich. Psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP. Atuou em serviços públicos e privados de saúde mental durante período que esteve em São Paulo como o CAPS AD "Liberdade de Escolha" e Instituto "A CASA", foi membro do grupo de teatro espontâneo AGRUPPA, sob direção da psicodramatista Milene Feo. Mudou-se em Curitiba em 2010 e desde então participa ativamente da construção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Curitiba, é médica assistente de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Preceptora da Residência de Psiquiatria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Fundação Estatal de Assistência em Saúde (FEAES). É membro da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), núcleo Carrano/PR. Atualmente se dedica ao estudo e pesquisa do Pensamento Sistêmico e realiza formação em Constelações Familiares em Curitiba no Espaço Flor de Liz sob supervisão de Roberta Dias e em São Paulo no Espaço Conexão Sistêmica com a coordenação internacional da ISPAB.

Padronagem.png